- Michele Andrade
USO DO MÁRMORE NA DECORAÇÃO
Antes de começar falar do uso do mármore na decoração, vamos explicar um pouco sobre ele.
O mármore é uma pedra que se utiliza há anos na construção civil, para o resultado final da peça, é preciso passar por vários processos antes. Depois disso se torna uma peça de grande beleza e elegância.
É um tipo de rocha metamórfica derivada de uma composição química a base de calcário e exposta a altas temperaturas e pressão. São elas encontradas nas regiões mais montanhosas, principalmente com atividades vulcânicas. A diferença entre o granito e o mármore são os veios.
Há diversos tipos de acabamento para o mármore, como aplicação de resinas ou películas protetoras que cubram as suas porosidades, podendo ficar bem brilhante. Os mármores também possuem uma variação de cores, sendo elas com fundo branco e veios mais marcados, tendo tons acinzentados, em bege, em tons escuros, além de ter uma variação de texturas.
O mármore apresenta características bastante impressionantes, com alta durabilidade, porosidade e resistência a ruptura. Porém requer certos cuidados, como limpeza, e uma boa manutenção. Deve-se evitar o contato com óleos, água sanitária, ácidos que possam manchar, já que é um material muito poroso.
O mármore é uma peça que deixa um ambiente bastante lindo e elegante, porem uma das suas desvantagens é o custo elevado. Então até por isso marcas fizeram imitações do mármore que deixam as peças mais baratas e mais resistente, como no caso dos porcelanatos, causando o mesmo efeito.
Algumas inspirações usando o mármore:

A opção de mármore no banheiro é a mais utilizada, assim sendo em bancadas e paredes.
