• Michele Andrade

Tendências no mundo da decoração

Atualizado: 19 de Nov de 2019

Sabemos que um dos papéis da atuação como arquiteto, decorador é, sem dúvidas, a estética que você define junto com seu cliente para compor um ambiente. E hoje no mercado de design de interiores temos a facilidade de ter inúmeros elementos e ferramentas que permitem realizar projetos com os mais variados estilos e finalidades.


Tendo um estilo em mente, você é capaz de definir a paleta de cores, texturas, mobiliário e a decoração. Como dissemos, esse caminho deve ser junto com o acompanhamento das novas tendências. E você está por dentro das tendências que está rolando no mundo da decoração? Não? Sem problemas, porque vamos falar um pouco sobre o que está mais presente atualmente.


Veja agora quais são as tendências de decoração que estão por aí para que você já possa tirar ideias para seus próximos projetos!


1. Painel Ripado


Os painéis de madeira ripado valorizam muito o projeto, além de trazer um conforto e charme para o interior. São ripas de madeira estreitas e compridas. Cai bem em todos os ambientes, sejam eles grandes ou pequenos, em residências ou até mesmo comercial, encontramos eles nas cabeceiras, painéis revestindo alvenaria, móveis, divisórias, jardins verticais, tetos, entre outros.


É atemporal, não é afetado pelo passar do tempo, permite trabalhar com vários desenhos e cores, deixando com a personalidade de cada cliente. Mas temos que tomar um pouco de cuidado para não pesar muito o ambiente, então é bom apostar em cores de madeira mais clara, porém o custo acaba sendo alto. Sem considerar a mão de obra, que também deve ser qualificada para um bom resultado. Os mais utilizados são madeiras proveniente do Pinus, Cumaru, Tauari, entre outras. E as madeiras mais avermelhadas, como o Ipê e o Mogno, quase não são usadas hoje em dia.


Existem algumas alternativas para não sair tão caro, por exemplo os MDFs em tons amadeirados já funcionam bem. Outro ponto a tomar cuidado é a proporção das ripas, pois frisos estreitos e profundos fica difícil de limpar e pode acumular bichos, não sendo algo tão prático.


Devido essa grande tendência de ambientes integrados, as divisórias de madeiras ripadas funcionam como elementos vazados modernos que dividem os ambientes ao mesmo tempo em que deixam entrar luz e ventilação, assim como os cobogós.


Fontes: www.todeschini.com.br/blog/wpcontent/uploads/2018/12/TodeschiniBotafogo_Foto-Antonio-Schumacher-13.jpg


2. Granilite


Atualmente no mercado existem tantas opções para revestimento que acaba sendo difícil de escolher. A técnica foi muito utilizada em meados do século passado e vem sendo uma das maiores tendências no mundo da arquitetura e do design, além de ser uma opção super bonita e prática.


Granilite é muito utilizado como revestimento de pisos, paredes e bancadas, ele é um material com base cimentícia que utiliza agregados como mármores e granitos, o resultado final fica com uma aparência de pedra natural. É muito mais resistente do que o cimento queimado, já que conta com minerais que garantem maior durabilidade. Podem ser polidos, o qual recebe acabamento liso e resina, e por ser escorregadia não é indicada para piso, porém as marcas de revestimentos já inventaram porcelanatos que imitam granilite, o que permite ser usado em pisos. Já o ou fulgets mantém o relevo dos pedriscos usados na composição do revestimento, mais indicado para áreas externas.


Com relação às cores dos materiais, sua coloração final depende também da cor do cimento e dos minerais utilizados.


Fonte: www.ffdesign.cc/single-post/2019/01/21/Granilite-Tend%C3%AAncia-2019


3. Boiserie


Pode até ser que você já tenha visto em algum lugar e se encantou com o charme, mas não sabia o nome. Boiserie se pronuncia “boasserí”, é um tipo de moldura na parede que traz uma elegância e um charme clássico. O boiserie já foi muito utilizado em tempos atrás e voltou com tudo.


Possui diversas formas de aplicar essa técnica, pode ser feita com uma moldura de madeira, cimento, porém o mais encontrado e barato são as molduras feitas de gesso. Apesar do boiserie gesso ainda ser o mais utilizado, o boiserie poliuretano também vem ganhando muitos clientes, afinal, esse material pode ser aplicado tanto em ambientes úmidos como nos mais quentes, também é possível encontrá-lo em diversos modelos e a principal vantagem do boiserie poliuretano é que sua instalação é muito rápida e sem todo aquele transtorno de poeira que as molduras de gesso sempre causam.


Vamos para as dicas de decoração com Boiseire?


Primeiramente antes de aplicar essa técnica devemos ver qual é o estilo de decoração que o ambiente terá, pois a técnica boiserie é muito clássica então é importante que ela combine com o restante dos cômodos, para não ficar desarmônica.


Por mais que seja uma técnica clássica, é possível encontrar estilos contemporâneo, para não deixar de lado a modernidade, para isso o boiserie possui características com linhas mais retas e simples, sem excesso de ornamentação, e pode sim ousar nas cores, para deixar com um toque moderno.


Fonte: mariee.com.br/blog/boiserie-um-classico-que-pode-ser-bem-moderno


Já para quem ainda prefere um estilo clássico na decoração, é interessante que o boiserie siga o modelo mais arredondado, com mais detalhes, arabescos. E assim como no estilo moderno, pode-se abusar das cores, e lembrando, sempre com harmonia com os outros ambientes.


Fonte: www.vivadecora.com.br/revista/boiserie/


Para quem quer investir nessa técnica de Boiserie, é importante observar a altura do pé direito do local a ser aplicado, porque como essa técnica possui muitos recortes, acaba achatando os ambientes, dando a sensação do teto ser mais baixo. Por isso, ambientes com o pé direito mais baixo precisa avaliar se vale mesmo a pena aplicar essa técnica.

Outra dica é na hora da pintura, para quem vai usar o boiserie gesso ou poliuretano, é importante investir em tinta acrílica, pois ajuda no acabamento e deixa mais resistente, fazendo com que dure por mais tempo.

Para deixar mais descontraído e moderno, fica bacana utilizar quadros, dando a impressão de moldura.

Fonte: detalhesmagicos.com.br/paredes-com-boiseries/



4. Serralheria na decoração

A serralheria vem se envolvendo cada vez mais no mundo da decoração juntamente com a marcenaria.

Sendo para divisórias, armários, cadeiras, entre outros. Os suportes geralmente são feitos de barras de ferro ou metal, combinado com madeira, que dão outra cara para a decoração e ajuda na organização. Eles estão bastante presentes na área de serviço, nas estantes, nas cozinhas, nos quartos.

Fonte: www.dolcecasastudio.com.br












Leia também:


6 passos importantes para reformar um apartamento


Quando buscar um arquiteto e como ela vai ajudar


#arquiteto #tendenciasnomundodadecoração #tendenciasnaarquitetura

#tendencias #projeto #reforma #decoração



26 visualizações

Empresa de Reforma 

Blog

Solicite um orçamento

Serviços

Projeto de arquitetura 

Reforma (Acompanhamento e gerenciamento)

Decoração

Cases de Sucesso 

 Suvinil (Tintas Lousa e Cor)

Azulejos coloridos (UOL)

Logo Zark

contato@zarkstudiolab.com.br

Arquiteta: Michele Andrade

Agrupar 341.png
Agrupar 343.png
Agrupar 337.png
Agrupar 339.png

Nove de Julho, 4939 - sala 141, Bloco A - Itaim Bibi, São Paulo- Archademy

(11) 4105-6138                 (11) 96643-3663