• Michele Andrade

O QUE É UM PROJETO DE ARQUITETURA?

Atualizado: 17 de Mar de 2019


O projeto é o planejamento da construção ou decoração de um ambiente. Engloba uma série de necessidades como: distribuição do mobiliário (layout); estudo da circulação; definição de iluminação; escolha de acabamentos e revestimentos; projeto do forro (teto), piso e paredes; escolha de tecidos (cortinas, estofados, carpetes, almofadas, roupas de cama), objetos e acessórios; desenho detalhado do mobiliário a ser executado (marcenaria). O projeto tem como o objetivo resolver tanto questões técnicas, quanto estéticas.


Um projeto passa por várias etapas e especificações e aqui destacamos o processo feito por nós da Zark.

Briefing: O Briefing é uma ferramenta que usamos para conhecer o nosso cliente, descobrir o que deve ser focado no projeto, do ponto de vista estético e funcional. Através dele conseguimos entender melhor todas as suas necessidades, criando assim um projeto exclusivo e personalizado.

Visita Técnica: Conhecer o imóvel para entender as intervenções a serem consideradas, com o objetivo de retirar as medidas in loco para a elaboração do projeto.

Estudo Preliminar - Constitui a configuração inicial do partido a partir das exigências contidas no programa de necessidades e expectativas do cliente. O qual conta:

- Levantamento dos dados necessários para o projeto;

- Serão apresentas plantas e imagens de maquete eletrônica para a melhor compreensão do projeto;

- Materiais fotográficos como referências conceituais.


Anteprojeto - Concretização das ideias e ajustes. Elaborado apenas após aprovação completa do estudo preliminar pelo cliente. Composto pelos desenhos gerais do projeto, tais como:

- Planta baixa de layout;

- Planta de pontos de elétrica;

Planta de eixos de hidráulica; Planta de forro, quando necessário;Planta de construir e demolir.

Esses desenhos serão apresentados com dimensões e informações básicas que possibilitam a realização de orçamentos e planejamento de obra. No entanto, não são suficientes para execução.


Projeto Executivo - É o conjunto de documentos técnicos (desenhos técnicos e especificações) com detalhamentos necessários para execução da obra. Constitui a configuração final a partir da aprovação das etapas anteriores, como:

- Plantas baixas, com as devidas especificações de revestimento, áreas e níveis;

- Cortes e fachadas, tantos quantos forem necessários para o bom entendimento do projeto;

- Vistas e detalhamento de toda a decoração do projeto concebido;

- Especificação de esquadrias e portas;

- Plantas de pontos de elétrica: ou seja, definição da localização de todos os pontos de tomada, interruptores, luminárias, telefone, interfone e antena (quando houver);

- Eixos de hidráulica: ou seja, definição da localização de todos os equipamentos sanitários e de hidráulicos, tais como torneiras, duchas, filtros, bacias sanitárias, ralos, etc.;

- Plantas de forro, quando necessário;

- Detalhamento da marmoraria, quando necessário;

- Detalhamento de marcenaria, quando necessário;

- Detalhamento de serralheria, quando necessário;

- Especificações de telhado, detalhamento de calhas e rufos, quando necessário.


Visitas à Obra: A fim de conferir a execução da obra em relação ao projeto desenvolvido e evitar discordâncias que prejudiquem o resultado final da obra, nós da Zark realizamos até 3 (três) visitas à mesma. A frequência das visitas será definida com o cliente, podendo ser em função do tempo ou das etapas de execução. Então, a quantidade de visitas pode ser alterada dependendo da necessidade do cliente.

49 visualizações

Empresa de Reforma 

Blog

Solicite um orçamento

Serviços

Projeto de arquitetura 

Reforma (Acompanhamento e gerenciamento)

Decoração

Cases de Sucesso 

 Suvinil (Tintas Lousa e Cor)

Azulejos coloridos (UOL)

Logo Zark

contato@zarkstudiolab.com.br

Arquiteta: Michele Andrade

Agrupar 341.png
Agrupar 343.png
Agrupar 337.png
Agrupar 339.png

Nove de Julho, 4939 - sala 141, Bloco A - Itaim Bibi, São Paulo- Archademy

(11) 4105-6138                 (11) 96643-3663